Conhecendo o Ar Condicionado
- MI ClimaEletro
- 9 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Comumente chamado de Ar Condicionado é o conjunto de elementos que interatuam sob determinadas condições para realizar nada mais que Condicionar o Ar do ambiente até atingir a temperatura escolhida pelo usuário.
Términos muito técnicos né?
Vamos falar mais claro.
Ou seja, determinada pessoa seleciona a temperatura que quer que o ar do ambiente seja condicionada, que seria a ideal para seu conforto e o equipamento vai realizar o trabalho necessário para que se alcance a temperatura desejada a través do comando no controle remoto pelo qual lhe foi solicitado.
Basicamente o Ar Condicionado chamado de Convencional, não de tecnologia Inverter,esta integrado por um compressor, liquido ou gás refrigerante, trocadores de calor ou serpentinas, ventiladores ou turbinas, válvula reversora, tubulação, fiação de interligação e mangueira ou cano para drenagem.
O Compressor é quem trabalha para movimentar o gás refrigerante e que circule a través de um circuito de tubulação fechada que conecta os dois trocadores de calor em sua denominação técnica, o interno (Fig.1 Evaporadora) e outro externo (Fig.1 Condensadora), que são auxiliados em sua função por ventiladores ou turbinas logrando assim a temperatura correta do gás circulante em cada trocador de temperatura e por consequência, principalmente o interno realizar sua função de climatizar o ar do ambiente conforme lhe for solicitado.
Por ser um país com temperaturas geralmente amenas ou quentes na maioria da suas regiões, comumente o Ar Condicionado se utiliza na função FRIO, mas na região SUL, nos Estados do Parana, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul o inverno pode trazer dias gélidos em que se faça necessário utilizar a função QUENTE (aqueles que vierem com essa modalidade) de nosso equipamento e aí é que começa a trabalhar a mencionada válvula reversora, que é simplesmente um dispositivo ou especie de chave que faz circular no sentido contrario o gás refrigerante.

Além dos elementos antes detalhados, temos componentes eletrônicos responsáveis de fazer leitura de temperatura, tensão elétrica, velocidades de rotação dos ventiladores, dos comandos a serem selecionados pelo controle remoto e a comunicação entre as unidades interna e externa a través da fiação ou cabos de interligação.
Esse conjunto é o responsável por realizar o trabalho necessário para nos brindar o conforto térmico conforme lhe foi solicitado pelo usuário a través do comando do controle remoto.
Sim, esta tudo bem mas ainda não entendi para que serve a mangueira ou cano de drenagem mencionado acima. Muito bem, em poucas palavras, os trocadores de calor encontram-se trabalhando sob determinada temperatura, um quente e outro frio. Quando selecionamos o modo FRIO em nosso Ar Condicionado a evaporadora ou trocador de calor interno esta trabalhando com sua tubulação fria e quando o ar do ambiente a uma temperatura maior entra em contato com a tubulação produz uma condensação, (aquele mesmo efeito que quando você tira no verão uma garrafa gelada da geladeira e coloca encima da mesa e esta começa a suar) e a água resultante desse fenômeno é escoado para fora a través dessa mangueira ou cano de drenagem segundo o instalador tenha providenciado, evitando assim acumulo de água e umidade dentro do ambiente.
Agora que temos uma noção do que é como esta estruturado nosso Ar Condicionado e seu funcionamento vamos pegar o controle e fazer ele trabalhar, esperando ter esclarecido algumas dúvidas e aguardando a nossa próxima postagem que trata dos defeitos mais comuns nesses tipo de aparelhos, até a próxima.
Comments