Meu Ar Condicionado não gela, lhe falta gás
- MI ClimaEletro
- 10 de dez. de 2022
- 4 min de leitura
É muito comum escutar a seguinte frase: "Meu ar não esta gelando, esta sem gás" Seguramente você já ouviu alguém falar isso ou inclusive algum profissional da área dizer que o motivo de não funcionar corretamente o ar condicionado é pela falta de gás.
Queremos deixar claro que esta postagem não é para questionar o profissionalismo de ninguém e sim para dar outra visão do que pode ser a causa desse sintoma, porque acreditamos que o conhecimento não ocupa espaço e faz bem para nosso desarrolho cultural.
Como explicamos na postagem anterior, o Ar Condicionado esta integrado por vários elementos que funcionando em conjunto cumprem a função determinada de climatizar o ar do ambiente.
Por exemplo, seu ar liga a través de um comando que lhe é solicitado no controle remoto, portanto não podemos dizer que o equipamento esta com defeito se as pilhas do controles estão sem carga suficiente como para conseguir enviar esse comando ao receptor do ar, ou seja, o ar não esta recebendo sinal do controle e seguramente não vai ligar. Quero dizer com isto, que nem todos os defeitos apresentados podem ser causa da falta de gás e vou citar alguns exemplos.
Voltando a falar da postagem anterior, nela explicamos que há um conjunto de peças responsáveis pelo correto funcionamento do ar condicionado, entre elas, compressor, tubulação, gás, ventiladores, trocadores de calor (radiadores-serpentinas), componentes eletrônicos e também outros como capacitores de partida do compressor e ventiladores.
Sem dúvida nenhuma, na maioria dos casos percebemos que o ar não esta gelando e olhamos na parte interna, aquela que esta na parede de nosso quarto, sala ou cozinha. Constatamos que ela esta ventilando normal mas não produz aquele ar geladinho que a gente tanto precisa, e aí já deduzimos que esta faltando gás, mas não temos certeza se realmente há gás no sistema porque não podemos ver ele, se este esta na quantia certa e inclusive se esta em circulação. Para isso precisaríamos além do conhecimento técnico, ferramentas específicas para realizar as medições correspondentes, mas deixemos isso para o seu profissional de confiança.
Mesmo sem as ferramentas e o conhecimento técnico, temos uma maneira simples de verificar (não como uma verdade absoluta) se o sistema esta com pouco gás circulando dentro dele.
Para isso você terá que prestar atenção e se tiver ao seu alcance com segurança, a parte externa do seu ar condicionado, o que se chama de condensadora (fig.1), dentro da qual encontra-se o compressor, radiador-serpentina e ventilador e na lateral duas conexões de tubulação que vão para dentro da sua casa. Essas conexões, sendo duas, uma mais fina que a outra e se a conexão mais fina apresentar sinais de congelamento (gelo) pode ser sinal de baixo fluido refrigerante (gás). Lembrando que este sintoma se apresenta na conexão mais fina, se for na mais grossa aí é causado por outro defeito que explicaremos em outra postagem.

Bom, em resumem esse é um método simples de ter uma noção de como diagnosticar se seu ar condicionado esta com baixo nível de gás, lembrando que não é o correto nem absoluto mas que auxilia.
Então, até aqui focalizamos o assunto no gás, mas dizemos que nem sempre pode ser este a causa do baixo rendimento de nosso ar, então si você entendeu até aqui e se sentiu a vontade, vamos lá.
Resulta que para que esse gás circule dentro do sistema ele tem que ser empurrado pelo compressor que é o principal componente para isso, mas esse compressor para realizar esse movimento tem que ser acionado. Seu acionamento se produz a través de um comando elétrico que ordena a um capacitor dar o empurrão necessário para que o compressor ligue e faça o gás circular no sistema. Agora bem, o capacitor a igual que qualquer outro componente mecânico ou eletrônico presenta um desgaste pelo tempo e/ou condições de trabalho, podendo ocorrer falhas que impeçam seu funcionamento e como consequência afetando o resto do sistema de trabalho.
Deixa ver se eu entendi, resulta que para ter aquele ar gelado dentro do meu ambiente, tem que haver um comando elétrico que acione um capacitor para que este ligue o compressor que fará circular o gás dentro do sistema e que este chegue gelado a parte que esta na parede dentro do ambiente, isso mesmo.
Agora, se o capacitor apresentar defeito e não dar partida no compressor quer dizer que a parte interna vai ventilar mas não vai gelar, é como consigo saber que é isso que esta acontecendo? Bom, á primeira dúvida é exatamente isso que vai acontecer e não quer dizer que seja falta de gás a causa disso. Para ter uma noção de que possa ser esse o problema, voltaremos a prestar atenção na parte de fora, nele você vai ver provavelmente o ventilador funcionando mas não o barulho caraterístico do compressor em funcionamento ou aquelas conexões, lembra que falamos acima eu que estão sinaladas na Fig.1, aquela mais fina deve apresentar suor ou condensação para saber que o gãs do sistema esta em circulação.
Lembramos que estes sintomas que citamos são caraterísticos em testes com temperaturas ambiente acima dos 20º C e que não aconselhamos nem induzimos a ninguém a manusear no seu Ar Condicionado, nunca abra ou manipule nos componentes externos ou internos do seu ar, para isso contate seu técnico de confiança.
Se ficou com alguma duvida, aproveite a caixa de perguntas mas não perca nossas próximas postagens em que publicaremos mais formas de conhecer mais a fundo nosso ar condicionado e seus defeitos. Até lá.
Comments